Fone: (31)3318-3240 / (31)3445-5528
Av. Portugal, 2563 - Sala 5 - Santa Amélia - Belo Horizonte/MG
operacional@expressonet.com.br
 
BLOG - Serviços ExpressoNet
12/03/2012
Novos Projetos - Autor: Rodrigo Simões - Comunicação ExpressoNet - Fonte: Gabriela Montandon e Paulo Patrus

BATE-PAPO ESPECIAL COM GABRIELA MONTANDON E PAULO PATRUS

A prova foi realizada em Porto Alegre, no início de 2011 e o resultado só saiu em dezembro. Mas valeu a pena esperar. Criadores da cervejaria artesanal Grimor e membros do Núcleo de Estudo da Cerveja, os mineiros Gabriela e Paulo fazem parte da primeira turma de juízes cervejeiros do Brasil, certificada pelo Beer Judge Certification Program (BJCP).

Criado em 1985, o BJCP é uma entidade americana, sem fins lucrativos, que forma e certifica juízes para concursos cervejeiros. Hoje possui mais de três mil juízes ativos, das mais variadas localidades do mundo. Desta primeira prova no Brasil foram certificados 11 juízes, entre eles estão Grabriela Montandon e Paulo Patrus: estudiosos, produtores artesanais e completamente fascinados por cerveja.

De olho no lançamento do website cliente Happy New Beer, - clube virtual de cervejas especiais por assinatura de Minas Gerais - a ExpressoNet não poderia deixar de bater um papo com essas duas feras. Confira a entrevista especial concedida pelos simpáticos cervejeiros da Grimor, conheça os detalhes e a trajetória destes promissores profissionais de Belo Horizonte.

ExpressoNet) Como começou essa paixão de vocês pela cerveja?

Grimor - Cerveja Artesanal em Belo Horizonte Gabriela e Paulo - Nossa paixão por cervejas começou há aproximadamente 6 anos (2006), quando tomamos nossa primeira cerveja especial em uma data comemorativa. Desde esta data, saímos em busca das cervejas importadas que chegavam aqui na época. Aos poucos entramos em contato com as cervejas artesanais produzidas pelas microcervejarias nacionais e nosso entusiasmo aumentou ainda mais. Ficamos encantados com a qualidade destas cervejas, que por sinal não deixavam nada a desejar para as importadas e, algumas vezes, até mesmo as superavam.

ExpressoNet) Quando vocês produziram a primeira cerveja artesanal?

Gabriela e Paulo - Já em 2007 junto a outros amigos, fizemos uma batelada de 20L. A paixão pelas cervejas especiais acabou nos conduzindo para a nossa própria produção. Na época conhecemos outros cervejeiros caseiros mais experientes, que nos auxiliaram e trocaram experiências conosco. Foi uma questão de tempo para que nós e os cervejeiros da região nos organizássemos na ACervA Mineira – Associação dos Cervejeiros Artesanais de Minas Gerais, que até hoje nos orgulhamos de fazer parte.

ExpressoNet) Como ficaram sabendo da prova da BJCP e o que acharam da avaliação?

Gabriela e Paulo - Recebemos o convite pelos colegas cervejeiros do Rio Grande do Sul, que tiveram grande e pioneira iniciativa de organizar esta prova junto aos júris do BJCP. A prova é extensa e exaustiva: engloba tanto aspectos teóricos quanto práticos da produção e análise sensorial de cervejas. São cobrados conhecimentos detalhados das características, ingredientes, processos de produção, aspectos históricos de vários estilos e até mesmo a elaboração e "produção" de uma receita (de estilo surpresa).

ExpressoNet) Vocês fazem parte do primeiro grupo de juízes cervejeiros certificados pelo BJCP no Brasil. São os dois primeiros de Minas Gerais. Qual foi a sensação ao receberem a notícia e o que este novo título representa para a carreira de vocês?

Grimor - Cerveja Artesanal em Belo Horizonte Gabriela e Paulo - No início, levamos um grande susto pois estávamos desacreditados diante do tempo reduzido que tivemos para a dedicar para esta prova. Felizmente as leituras e estudos que fazemos com frequência nos ajudaram a ter uma boa desenvoltura na prova. Recebemos a notícia muito felizes por poder participar deste seleto grupo que, felizmente, tem reconhecimento internacional. Pra nós será uma grande satisfação poder contribuir de forma técnica reconhecida na qualidade das cervejas mas, mesmo assim, o conhecimento sobre cerveja é e será um universo que há de ser explorado diariamente por nós.

ExpressoNet) Apresentem-me a história da Grimor. Hoje quais são os seus principais produtos?

Gabriela e Paulo - A Grimor surgiu do sonho de criar nossa própria cervejaria, de aumentar o volume e a divulgação de nossas produções. Hoje funcionamos como uma espécie de projeto piloto de uma futura cervejaria, com um equipamento em escala nano que atualmente supre a cerveja dos familiares, amigos e cervejeiros. Atualmente, produzimos com freqüência duas cervejas de estilos distintos: a Grimor No3, uma Amber Lager e a Grimor No21, uma Herb Beer, que leva pétalas de rosa e hibisco na receita. Já fizemos várias outras receitas mas o objetivo foi exclusivo para os concursos nacionais - as quais felizmente já acumularam premiações. Grimor - Cerveja Artesanal em Belo Horizonte

Grimor - Cerveja Artesanal em Belo Horizonte Grimor - Cerveja Artesanal em Belo Horizonte Grimor - Cerveja Artesanal em Belo Horizonte

ExpressoNet) O que é o Núcleo de Estudos da Cerveja e que tipos de atividades são realizadas?

Gabriela e Paulo - O NEC surgiu da idéia de criarmos um grupo voltado ao estudo da cerveja, principalmente voltado à análise sensorial da bebida. O NEC é formado por nós e pelo cervejeiro Marco Falcone, sócio e proprietário da Microcervejaria Falke Bier localizada na região metropolitana de Belo Horizonte. Realizamos cursos de análise sensorial voltados para o treinamento e compreensão dos aspectos positivos das cervejas, conhecidos como "on flavors" e também na detecção das características NEC: Grupo de Estudos da Cerveja em Belo Horizonte
negativas, conhecidos como "off-flavors". O calendário de cursos para o ano de 2012 do NEC está em elaboração e em breve teremos datas para futuros cursos.

Gostou do que viu? Então acompanhe todas as novidades dos cervejeiros da Grimor pelo site oficial da cervejaria ou através das principais redes sociais.

Cervejaria Grimor
Site: grimor.com.br
Facebook: Fan Page da Cerveja Grimor e perfil Cervejeiros da Grimor
Twitter: @cervejagrimor

NEC – Núcleo de Estudo da Cerveja
E-mail: Nec.contato@gmail.com
Facebook: www.facebook.com/nec.contato



Autor: Rodrigo Simões - Comunicação ExpressoNet
Fonte: Gabriela Montandon e Paulo Patrus


Palavra chave: mundo da cerveja, cerveja grimor, cervejaria grimor, gabriela montandon, paulo patrus, grimor bh, juizes cervejeiros, bjcp, primeira turma bjcp brasil



Envie o seu Comentário
Nome:*
E-mail:*
Comentários:*
Avaliação:
Imagem (Menor que 500kbytes):
Desejo acompanhar os comentários das outras pessoas
Resolva o cálculo do desafio:
x = ?

Receba nossas notícias por e-mail:

 
Blog - Principais categorias

Criação de sites em Belo Horizonte - NotíciasNovos Projetos
Criação de sites em Belo Horizonte - NotíciasNovas Funcionalidades
Criação de sites em Belo Horizonte - NotíciasTutoriais
Criação de sites em Belo Horizonte - NotíciasTecnologia
Criação de sites em Belo Horizonte - NotíciasEventos
Criação de sites em Belo Horizonte - NotíciasGeral
 
Redes Sociais

Criação de sites em BH - Agência Digital 2
Criação de sites em BH - Agência Digital 4
Criação de sites em BH - Agência Digital 3
Criação de sites em BH - Agência Digital 1
 
 
Criação de sites em BH - Agência Digital 5ExpressoNet - Agência Digital | Fone: (31)3318-3240 / (31)3445-5528
Av. Portugal, 2563 - Sala 5, Santa Amélia, Belo Horizonte - MG
E-mail: operacional@expressonet.com.br

2018 Copyright ExpressoNet
 
Blog - Principais categorias

Criação de sites em Belo Horizonte - NotíciasNovos Projetos
Criação de sites em Belo Horizonte - NotíciasNovas Funcionalidades
Criação de sites em Belo Horizonte - NotíciasTutoriais
Criação de sites em Belo Horizonte - NotíciasTecnologia
Criação de sites em Belo Horizonte - NotíciasEventos
Criação de sites em Belo Horizonte - NotíciasGeral
 
Redes Sociais

Criação de sites em BH - Agência Digital 2
Criação de sites em BH - Agência Digital 4
Criação de sites em BH - Agência Digital 3
Criação de sites em BH - Agência Digital 1
 
 
Criação de sites em BH - Agência Digital 5ExpressoNet - Agência Digital | Fone: (31)3318-3240 / (31)3445-5528
Av. Portugal, 2563 - Sala 5, Santa Amélia, Belo Horizonte - MG
E-mail: operacional@expressonet.com.br
2018 Copyright ExpressoNet
03/04/2012 - EXPRESSONET: ESPECIALISTA EM FOTOS 360° PARA HOTÉIS E POUSADAS                        |                         03/04/2012 - CRIAÇÃO DE SITES PARA POUSADAS E HOTÉIS É COM A EXPRESSONET                        |                         08/11/2011 - COLOQUE SEU HOTEL NA 1A PÁGINA DO GOOGLE! SAIBA COMO:                        |